Foi apresentado, na Casa da Cultura de Paredes, o livro “As Casas de Brasileiros no concelho de Paredes” de Alda Neto.
Segundo Beatriz Meireles, vereadora da Cultura do Município de Paredes e impulsionadora da criação da “Rota dos Brasileiros de Torna-Viagem”, esta obra integra-se “na estratégia de divulgação cultural e turística da herança patrimonial, social e cultural dos brasileiros de torna-viagem“ deixada no concelho.
A edição foi financiada pela Câmara Municipal de Paredes e pela Santa Casa da Misericórdia de Paredes.
“As Casas de Brasileiros no concelho de Paredes”, debruça-se sobre as casas construídas pelos brasileiros, sendo alvo de inúmeras questões: “Quem foram estes homens e mulheres que ordenaram a sua construção? Quais as características que podem ser destacadas destas casas? Por que razão se implantaram junto das avenidas principais?”. “É neste contexto que se realizou uma investigação com vista à valorização e conhecimento deste Património arquitectónico português dos séculos XIX e XX”, refere nota de imprensa.
Alda Neto é licenciada em História, variante História da Arte e Mestre em História da Arte em Portugal pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é natural de Paredes. Professora de História no Ensino Básico e Secundário, integra as equipas de investigação do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, na área da Emigração portuguesa para o Brasil e dos Estudos Patrimoniais e de Turismo, desenvolvendo trabalhos sobre as casas de brasileiro e a sua valorização patrimonial.