Escrevo hoje na qualidade de militante de base do PSD.
Foi com muito orgulho que recebi a notícia da disponibilidade de Alberto Santos para dar o seu contributo à nossa Distrital do PSD Porto.
Quem conhece Alberto Santos sabe bem da sua competência, da sua capacidade de trabalho e de liderança, mas também do seu elevado conhecimento e experiência autárquica e política.
Precisamos, de facto, de uma lufada de ar fresco, com caras novas e com políticas que sejam capazes de trazer de volta as vitórias nas autárquicas do distrito, de modo a que o Partido Social Democrata volte a ter a maioria. É esse, sem dúvida, o principal desafio de Alberto Santos, caso venha a ser eleito o novo Presidente da Distrital e ele sabe que contará com muitos apoios nessa sua luta, que será depois a luta de todos nós, os militantes de base.
Para Penafiel, escusado é dizer, será um orgulho imenso ver tão ilustre penafidelense, com tantas provas já dadas, a exercer este cargo, de grande responsabilidade político-partidário, mas temos a plena confiança de que estará à altura e que fará um excelente trabalho.
Mas o orgulho não fica só por Penafiel. Alberto Santos, no percurso da sua vida política e profissional, criou uma rede extensa de amizades que sempre soube alimentar e que permanecem fortes até aos dias de hoje. Há, de uma forma geral, uma ligação forte do distrito a Alberto Santos, pois foram acompanhando sempre o trabalho que desenvolveu enquanto autarca, politico e escritor de romances históricos.
Não tenho dúvidas que o distrito saberá, agora, na devida altura, reconhecer as suas capacidades, tão necessárias para exercer semelhante cargo, e votar maioritariamente em Alberto Santos, sem desprimor para os demais candidatos que se apresentam ao lugar.
A democracia é assim mesmo e ainda bem que o lugar será disputado, para já, por três candidatos, permitindo, certamente, um momento de grande debate de ideias para o presente e o futuro do PSD, que se deseja mais auspicioso.
O Partido e o Distrito ficam, por isso, e desde já, a ganhar.