É no dia 23 de março, das 20h30 às 21h30, que as luzes de Paços de Ferreira se vão desligar em nome da sustentabilidade. 190 países vão juntar-se a esta iniciativa denominada “Hora do Planeta” e que é promovida pela WWF (organização não-governamental internacional que trabalha na área de preservação da natureza e redução do impacto humano no meio ambiente) e reconhecida pelo icónico desligar de luzes e de aparelhos eletrónicos não essenciais levado a cabo por milhões de pessoas como incentivo a agir por um planeta mais sustentável.
Assim, monumentos e edifícios públicos vão ter as luzes desligadas, sendo que Paços de Ferreira se associa à ideia com uma caminhada noturna, organizada pela autarquia, com o apoio do Clube Trilhos & Amigos, e que vai ter uma extensão de 5,8 quilómetros.
Refira-se que, a nível nacional, esta iniciativa tem tido cada vez mais municípios aderentes, sendo que de 2008 a 2023, se passou de 11 para 88 autarquias.
Além de pessoas a título particular e de municípios, também empresas e organizações podem contribuir de diferentes formas para a ‘Hora do Planeta’, até com o financiamento de atividades, e todas as informações sobre modelos de participação podem ser consultadas no site criado especificamente para esta iniciativa.