O projecto de execução para a reabilitação e reconversão do antigo pavilhão gimnodesportivo das Laranjeiras em Fórum Cultural de Paredes foi aprovado, por unanimidade, em reunião de executivo. O município avança, esta terça-feira, com uma candidatura para financiar o investimento de 2,6 milhões de euros.
Segundo o presidente da Câmara, Alexandra Almeida, o espaço vai ser convertido num “multiusos” e modernizado, mas vai manter a traça original. “Quem olhar para lá vai continuar a ver o antigo pavilhão das Laranjeiras”, promete.
O objectivo é que o concurso público seja lançado ainda este mês e que a obra comece rapidamente. Deve demorar mais de um ano a ficar concluída.
Nave renovada, bancadas adaptadas e balneários refeitos
Depois de ter concretizado, em Março, a expropriação do Complexo Desportivo das Laranjeiras, que inclui o pavilhão gimnodesportivo, o estádio e os campos anexos, a autarquia já tinha adiantado que a meta era converter o antigo pavilhão num espaço multiusos.
“Desde essa altura até agora estávamos a desenvolver os projectos de reabilitação para apresentar uma candidatura, o que vai acontecer amanhã”, explicou Alexandre Almeida, em reunião de executivo. O investimento, revelou, ronda os 2,6 milhões de euros. “Aquele espaço vai ficar totalmente reformulado e ampliado”, adiantou ainda.
Por fora, será mantida a traça do edifício, que vai ser ainda assim modernizado. Mas continuará o tijolo cor-de-laranja característico. Por dentro, será dotado das condições que agora não tem. “A nave principal manterá as dimensões, as bancadas serão adaptadas para permitir a entrada de viaturas e outros equipamentos e os balneários serão totalmente refeitos”, referiu Alexandre Almeida. “A segunda nave, nas traseiras, vai ser mantida, mas ampliada, permitindo também eventos e haverá duas salas polivalentes com cerca de 300 metros cada uma, além de um espaço de cafetaria”, acrescentou.
A candidatura é apresentada amanhã, mas a comparticipação do FEDER, no âmbito do PEDU, de cerca de dois milhões de euros está garantida. Ao orçamento municipal caberão cerca de 786 mil euros. O autarca acredita que com o concurso público o valor global da obra ainda vai baixar.
“Queremos avançar com a obra o quanto antes, deverá demorar mais de um ano. Ainda este mês queremos avançar com o concurso público”, adiantou. Também para o antigo estádio, onde o União de Paredes está disposto a voltar a jogar, está a ser desenvolvido um projecto de recuperação. Já os campos anexos serão requalificados como estacionamento para dar apoio a ambas as valências.
O PSD votou favoravelmente o projecto, apesar de lamentar não estar na posse de todos os dados e de os vereadores terem tido pouco tempo para analisar os documentos. “Este ponto não devia ser discutido hoje. Devia antes ser feita uma apresentação pública. O que está em causa é a reabilitação de um equipamento nobre para a freguesia”, salientou Rui Moutinho.
Essa apresentação à população, referiu Alexandre Almeida, acontecerá a 8 de Novembro, durante a presidência participativa na freguesia de Paredes.
“Dada a premência de ser apresentada a candidatura e porque entendemos que nenhuma força partidária deva opor-se a um investimento desta natureza, vamos votar favoravelmente apesar de lamentarmos que não tenha havido discussão pública do projecto”, sustentaram os eleitos do PSD.
Recorde-se que a expropriação do Complexo Desportivo das Laranjeiras custou ao município 1,6 milhões de euros.