A Ambisousa, a empresa intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos do Vale do Sousa, foi uma das vencedoras da segunda edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”. A competição destinava-se a todos os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) do país que fazem a recolha e tratamento de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) para reciclagem, com contrato celebrado com a Sociedade Ponto Verde.
Promovida pela Tetra Pak e pela Sociedade Ponto Verde, tinha como objetivo o “incentivo de aumento das quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem de embalagens ECAL”.
O prémio total, com o valor de cinco mil euros, vai ser repartido por duas organizações de cariz social: o Centro Social e Paroquial de Lustosa, em Lousada, e Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Rio Mau, de Penafiel.
Segundo a empresa avança em comunicado, a Ambisousa teve um aumento de “29% nas retomas e encaminhamento para reciclagem deste material”
Para além da empresa da região, foram vencedores foram a Resulima, e Resistrela.
Refira-se que, a Ambisousa explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os resíduos sólidos urbanos produzidos. Os seletivos são encaminhados para as Entidades Gestoras de Resíduos de Embalagens: Sociedade Ponto Verde, Novo Verde e Eletrão, após triagem realizada em duas unidades. O resultado da recolha seletiva de toda a sua população, estimada em cerca de 333081 habitantes.
A empresa cobre a área geográfica do Vale do Sousa e serve um conjunto de seis municípios: Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, Castelo de Paiva e Felgueiras.