Ao todo são 25 os jogos tradicionais portugueses que as crianças das escolas de Valongo vão continuar a aprender este ano lectivo. Desde o jogo das malhas, ao da laranja, do pião, cabra cega, salto à corda, do burro, do enrola, do pé atado, do arco, das cadeiras e do pneu ao das bolas no buraco ou na caixa e à corrida de sacos, entre outros.
Mantém-se, em 2020, o protocolo entre a Associação das Colectividades do Concelho de Valongo e da Câmara Municipal de Valongo que permite fazer acções de demonstração destes jogos junto da população escolar infantil em várias escolas do primeiro ciclo do ensino básico. Estão previstas 10 sessões entre Janeiro e Maio, a primeira é já no dia 17. Serão abrangidas centenas de crianças.
A autarquia aprovou, em reunião de executivo, a manutenção do projecto “Jogos Tradicionais Portugueses 100% Futuro” que tem como principal objectivo a promoção, junto da população escolar infantil, da cultura desportiva dos jogos populares, que contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança.
No ano passado, refere a proposta “o projecto desenvolveu-se com muito sucesso e uma boa aceitação por parte da comunidade escolar, pelo que a vontade de manter a actividade no calendário escolar foi desde logo manifestada por todos e todas. Para além do impacto junto da comunidade escolar, este projecto único tem como objectivo trazer para Portugal, em 2020, um encontro de confederações de jogos tradicionais europeus”.
O projecto começou em 2014.