Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, comemorado a 14 de Novembro, e chamar a atenção dos alunos do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira e a comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira desenvolveu um conjunto de sessões de sensibilização e esclarecimento na EB 2/3 de Paços de Ferreira.

Segundo Manuela de Almeida, coordenadora da Saúde em Meio Escolar – PESES no agrupamento, “em colaboração com esta instituição e por forma a aumentar a literacia em saúde foram ainda distribuídos por todos os alunos um flyer com informação relevante sobre a temática, com o propósito de envolver concomitantemente os pais e encarregados de educação”.

Publicidade

Nota de imprensa da instituição de ensino lembra que a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis, tendo elevada prevalência e incidência crescente. “Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes (estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos), o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes”, refere a mesma fonte.