Os alunos do agrupamento de escolas de Paredes escreveram, ilustraram e lançaram um livro onde abrangeram temas relacionados com a humanidade, tentando apelar ao bom relacionamento entre as pessoas e contrariando o individualismo, cada vez mais patente com a utilização dos telemóveis. A sessão de lançamento foi na passada quarta-feira e contou a presença de vários encarregados de educação e professores.
Desde 2009 que o Agrupamento de Escolas de Paredes se esforça para juntar vários trabalhos executados e pensados pelos alunos, com base num tema definido. Este ano, foram 90 os trabalhos que culminaram com a publicação do livro. Ao todo, a organização afirmou terem estado envolvidos cerca de dois mil alunos.
Ao longo de todo o processo todos ajudaram. Desde os professores que ajudam na correcção e encaminharam os alunos para um bom porto, até às ideias dadas pelos encarregados de educação. “É um trabalho de articulação entre encarregados de educação e entidade escolar”, começou por explicar a organização, considerando que esta é considerada uma boa prática não só pelo agrupamento como também por outras entidades que têm vindo a seguir o exemplo.
“Por um mundo melhor” tem um vertente “humanista, virada para o próximo”, tentando, de acordo com a organização, “contrariar o individualismo que se sobressai com o uso dos telemóveis”.
Segundo a organização, os alunos estiveram sempre motivados por saberem que, no fim, os seus trabalhos iam ser publicados
Para quem quiser adquirir, o livro está disponível para venda na biblioteca da escola de Paredes e nos centros de escolares.