Durante o mês de Abril multiplicam-se as iniciativas para assinalar o mês da “Prevenção dos Maus-tratos na Infância”, instituído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens.
Em Lousada, a data tem vindo a ser assinalada por várias actividades desenvolvidas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local. Já foi realizado o workshop “Bem sentir para bem servir”, cuja finalidade passou pela prevenção do burnout dos profissionais de ajuda, e, esta quarta-feira, teve lugar a iniciativa “Laço Azul – Ser Solidário”, na Praça das Pocinhas, com a largada de balões pelos alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca. Decorreu ainda a acção de formação destinada a educadores e professores “Proteger a criança no aluno”, que contou com a presença do presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, Armando Leandro.
Esta sexta-feira, dia 28, realiza-se ainda o V Ciclo de Conferências, com o tema “Parentalidade positiva: desafio às famílias, aos profissionais e ao sistema de promoção e protecção de crianças e jovens”. A iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal.