Três alunos da região estiveram entre os melhores nas Olimpíadas da Biologia 2018.
Na categoria sénior, no 12.º ano, os alunos Sara Sousa e António Pinto, da Escola Secundária de Penafiel, foram 2.ª e 5.º classificados, respectivamente. “A Sara irá representar Penafiel e Portugal na competição internacional no Equador e o António no Irão”, refere a escola na sua página oficial do Facebook.
Já a aluna Inês Matos, do Colégio Marca d’Água, de Paços de Ferreira, foi 3.ª classificada nas Olimpíadas da Biologia Júnior. “Foi com enorme orgulho que assistimos ao anúncio do 3.º classificado, a aluna Inês Matos, e à entrega do diploma pelo Bastonário da Ordem dos Biólogos, professor José Matos. Neste concurso participaram 20.000 alunos a nível nacional o que enaltece esta conquista”, diz o colégio em nota de imprensa.
As Olimpíadas Portuguesas de Biologia são um concurso de ciência, na área da Biologia, destinada a estudantes do ensino básico e secundário, entre o 9.º ano e o 12.º anos, de escolas públicas ou privadas.
Os principais objectivos da iniciativa são estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental; aproximar a universidade do ensino secundário; relacionar a Biologia com a realidade económica e social; e promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, entre outros.
As provas, além de atribuírem prémios aos 10 melhores classificados de cada um dos anos e também aos seus professores, seleccionam os melhores oito alunos da classificação geral para representarem Portugal, anualmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (os primeiros quatro classificados) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (os classificados entre a 5ª e a 8ª posições).
A organização destas Olimpíadas está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva.