Realizou-se, esta quarta-feira, em Paços de Ferreira, a Assembleia de Jovens do Ensino Básico.
A sessão, que teve como tema “Igualdade de Género – um debate para todos” foi dirigida aos alunos do 9.º ano. Participaram jovens dos Agrupamentos de Escolas de Frazão, Freamunde e Paços de Ferreira, da Escola Secundária de Paços de Ferreira e da Escola Profissional Vértice, assim como do Colégio Nova Encosta e Colégio Marca D’Água).
Na actividade prevista no Plano Municipal de Educação marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Sérgio Barbosa, o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Pereira, e o secretário de Estado a Educação, João Costa.
“Quis marcar a presença em mais uma iniciativa dá voz aos alunos. É algo que vários municípios estão a concretizar, como é o caso de Paços de Ferreira. Nós não podemos ter uma escola que forma melhores cidadãos sem dar voz aos alunos, sem os deixar participar”, defendeu o secretário de Estado.
João Costa fez questão de lembrar aos rapazes presentes que a igualdade de género “é um problema dos homens”. “É muito importante tornarem-se conscientes do que são os défices da nossa democracia. E uma democracia em que alguns são discriminados ou por serem mulheres ou pela sua orientação sexual não é uma democracia inteiramente saudável”, salientou.
A mudança, acredita o governante, começa pelos jovens. “Em muitas áreas da cidadania os comportamentos mudaram pela influência dos mais novos”, disse ao Verdadeiro Olhar.