António Machado, João Nunes e Carlos Jales, alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo, apuraram-se para a final nacional do Concurso YPEF – Young People in European Forests.
A competição, que envolve alunos entre os 15 e os 20 anos, de 12 países, é promovida, em Portugal, pela FORESTIS – Associação Florestal de Portugal. Os objectivos deste concurso passam por dar a conhecer a floresta, a biodiversidade e as profissões florestais; sensibilizar para a importância de valorizar e proteger estes ecossistemas; propiciar o intercâmbio de experiências e a interculturalidade entre jovens; e criar bases para uma maior participação e intervenção dos jovens em processos de decisão ligados à gestão sustentável das florestas, refere a organização.
Este é o sétimo ano que o Concurso YPEF é realizado no nosso país. Na primeira prova participaram 109 alunos. Agora, 11 equipas, entre elas a dos alunos de Valongo, vão defrontar-se na final, agendada para 27 e 28 de Abril. Os vencedores irão representar o país na Hungria, em Setembro, na competição europeia.
Este concurso já envolveu mais de 34.000 alunos europeus. Em Portugal, participaram cerca de 70 escolas e mais de 850 alunos de todo o país.