A Câmara Municipal de Lousada está a implementar o projecto PAIS – Programa Aprendizes de Inovação Social, que tem como destinatários alunos do quarto ano e que pretende transmitir “ideias inovadoras que procuram resolver problemas sociais ou ambientais graves e negligenciados” no mundo.
Dinamizado pela Incubadora de Inovação Social (IRIS) e cofinanciando pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento (BEI), esta iniciativa passa por disponibilizar aos alunos os livros infantis “Quando for grande quero mudar o Mundo”, que dão acesso a um curso de seis aulas, em plataforma digital.
Para professores e agentes educativos, será disponibilizado um “Manual de Inovação Social para Agentes Educativos”, que também dá acesso a um curso, com o mesmo número de aulas.
O projecto está a ser implementado na Escola Básica (EB) Casais, com 19 alunos, EB Figueiras, com 22 alunos, EB Mós, que conta com a participação de cinco alunos, EB Mário Fonseca, com um total de 21 alunos, EB Sousela, com 17 alunos, e EB Carmo, com outros cinco alunos.
O projecto vai ser acompanhado pela IRIS SOCIAL, com reuniões nas diversas fases e que termina com um relatório final.