O director da Escola Secundária de Paços de Ferreira, José Valentim Sousa, anunciou hoje que já há data para os alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) regressarem às aulas presenciais. Será a 4 de Janeiro.
“Por decisão da Autoridade de Saúde Pública Local, os alunos do ensino secundário ( regular e profissional) retomarão as actividades lectivas em regime presencial no dia 4 de Janeiro de 2021 (ínício do 2.º período lectivo)”, revelou na página oficial do estabelecimento de ensino.
“Salvaguarda-se a possibilidade de poder ser novamente aplicado o regime não presencial se a situação epidemiológica o vier a justificar e a necessidade de não se baixar a guarda à implementação de medidas de prevenção e controlo de infeção pelo SARS-CoV-2”, ressalva o comunicado.
De salientar que, estes alunos, estão em aulas não presenciais há mais de um mês, quando o concelho de Paços de Ferreira viu aumentar exponencialmente o número de infectados por Covid-19.
“Existem muitos alunos, professores e funcionários com sintomas compatíveis com a Covid-19 e em isolamento profiláctico, pelo que os grupos de funcionários em exercício de funções começam a acusar um desgaste acentuado que torna difícil o cumprimento do Plano de Contingência e Higienização dos espaços e equipamentos. Lembro que temos 1507 alunos e 70 turmas. Com um cenário destes não dispomos de condições de higienização dos espaços com a regularidade necessária”, disse no comunicado divulgado a 31 de Outubro.