Esforço e persistência foram as palavras mais ouvidas na cerimónia de entrega de diplomas aos alunos da Escola Profissional e Tecnológica Profensino, em Penafiel, que decorreu no Museu Municipal local.
António Leite, secretário de Estado da Educação, enalteceu o “profissionalismo e qualidade do ensino (da instituição), com vista à qualificação de adultos, garantindo elevados níveis de empregabilidade e capacitando o tecido económico e social de Penafiel e concelhos limítrofes”.
O governante não deixou de sublinhar o “esforço e persistência” de todos aqueles que subiram ao palco para receberem o diploma, destacando ainda que a Profensino “é um exemplo de sucesso, uma vez que tem conseguido aumentar a escolaridade de um número crescente de adultos, criando momentos de aprendizagem, mas, também, de inspiração”, ajudando-os “a explorar, questionar e aprender” e levando-os “a refletir sobre as competências adquiridas ao longo das suas experiências de vida”.
Para Adelaide Teixeira, diretora geral da instituição, este foi um “momento único na vida dos diplomados”, e Rodrigo Lopes, vereador da Educação da autarquia local, referiu que num contexto laboral cada vez mais exigente, “mais qualificações têm de significar melhores salários”.
A cerimónia, onde estiveram presentes cerca de duas centenas de pessoas, contou com um momento musical dos alunos do Conservatório de Música de Paredes.