Já foram entregues os prémios relativos ao III Concurso Literário “Ler Lousada”, destinado aos alunos do 4.º e 6.º ano.
O evento, uma iniciativa da Câmara Municipal e da Rede de Bibliotecas de Lousada, decorreu no Auditório Municipal e contou com a presença de alunos, professores e familiares, adianta nota de imprensa.
No 4.º ano, em que o mote aos trabalhos foi a obra de José Fanha “Cartas à minha Terra”, o 1.º prémio foi atribuído à Escola Básica de Lagoas, Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, com o trabalho “Carta à prezada Camélia”; o 2.º lugar foi entregue à Escola Básica do Torno, Agrupamento de Escolas de Lousada Este, com “Cartas ao vento”; e o 3.º prémio foi atribuído ao trabalho “Cartas das memórias de uma avó”, da turma CA 4D, Escola Básica de Caíde de Rei, Agrupamento de Escolas de Lousada Este.
“Todos os alunos da turma vencedora receberam um livro. Para o 1.º prémio foram entregues 750 euros em livros para a biblioteca escolar do estabelecimento de ensino a que a turma pertence, para o 2.º prémio o valor foi de 500 euros e para o 3.º classificado o valor foi de 250 euros”, diz a autarquia.
Quanto aos alunos do 6.º ano, que tiveram a oportunidade de participar com trabalhos sobre “A incrível história dos bacalhaus voadores”, da autoria de António Torrado, o 1.º lugar foi para “As recordações da Dona Irene”, de Gonçalo Dinis Monteiro de Bessa – Escola Básica e Secundária de Lousada Norte (Lustosa), Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca; o 2.º lugar foi atribuído a Rita Brochado Duarte, Externato Senhora do Carmo, com o trabalho “O dia em que o homem e o sonho deixaram de ser invisíveis”; e o 3.º prémio distinguiu Guilherme Miguel Ferreira Sampaio, da Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca (Nogueira), Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, com o texto “A Vila dos Bacalhaus”.
Neste escalão, refere nota de imprensa, o prémio foi dividido entre a Biblioteca Escolar e os vencedores. Relativamente ao primeiro classificado 250 euros foram para o aluno e 500 eros para a Biblioteca Escolar, o aluno que ficou em 2.º lugar levou um cheque em livros de 150 euros e a Biblioteca da Escolar de 350 euros. O 3.º classificado ganhou um cheque no valor de 100 euros e a Escola 150 euros em livros.
O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas a alunos do 9.º ano. Assim, Teresa Filipa Ferreira Castro, da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste, do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, e Gustavo Oliveira Mendes – Escola Básica e Secundária de Lousada Norte (Lustosa), do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca ganharam 100 euros em livros à escolha, e a biblioteca da escola que frequentam teve direito a 150 euros em livros.
Citado em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, realçou que “esta iniciativa insere-se numa estratégia que pretende promover o gosto pela leitura e pela escrita”.
“O município está a fazer um investimento na área da promoção da leitura junto dos mais novos, sendo fundamental para a aprendizagem e para o sucesso educativo dos lousadenses”, defendeu o autarca.