O aluno Armando Teixeira, da cidade de Ermesinde, que frequenta o 11.º ano na Escola Secundária de Ermesinde, foi seleccionado para representar Portugal na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO-2018), que decorrerá na Eslovénia, de 28 de Abril a 4 de Maio de 2018.
Ao Verdadeiro Olhar, o director Escola Básica e Secundária de Ermesinde, Álvaro Pereira, destacou que a selecção de Armando Teixeira, um único “brilhante, vincou, deixou a escola “orgulhosa”, sendo motivo de alegria para todos os agentes e actores deste estabelecimento de ensino.
“É sempre de realçar quando um aluno deste estabelecimento de ensino é seleccionado para representar o país numa competição tão importante como esta. Além de ser um motivo de orgulho é, igualmente, uma responsabilidade acrescida que faz jus ao trabalho que alunos e professores desenvolvem neste estabelecimento de ensino”, disse, salientando que além de representar a escola, o aluno vai, também, representar o país, tendo sido um dos três alunos seleccionados, a nível nacional, para estar na Eslovénia em 2018.
Falando da escolha de Armando Teixeira para representar Portugal na Olimpíada da Ciência da União Europeia, Álvaro Pereira realçou que não é a primeira vez que a Escola Secundária de Ermesinde tem alunos a participar em olimpíadas internacionais.
“No ano passado, um outro aluno desta escola que entrou, entretanto, no curso de medicina, participou nas Olimpíadas de Biologia, que decorreram em Brasília, no Brasil, tendo obtido um terceiro lugar”, atestou, recordando que Armando Teixeira é um aluno “brilhante” que desde o segundo e terceiro ciclo vem dando indicações disso mesmo.
Ainda quanto à escolha de Armando Teixeira, o director da Secundária de Ermesinde sustentou que este obteve já um segundo lugar na Olimpíada de Química do terceiro ciclo.
A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) é uma competição destinada a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, interessados no ensino das ciências.
Segundo a Direcção-Geral de Educação, “a competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes assim como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia”.
Refira-se que uma das equipas participantes na EUSO 2017 foi galardoada com uma medalha de prata, em 2016 uma das equipas portuguesas que participou na EUSO arrecadou uma medalha de ouro, em 2012 as duas equipas portuguesas obtiveram medalhas de prata e em 2013 uma das equipas ganhou igualmente uma medalha de prata.