Depois de terem vencido a final nacional do concurso YPEF – Young People in European Forests, três alunas da Escola Secundária de Valongo rumaram, no mês passado, à Roménia, para representar Portugal na fase europeia do concurso.
A equipa, composta por Maria Inês Quelhas, Maria João Couto e Rafaela Ferreira, e apoiada pela professora Celestina Henriques, não voltou de mãos a abanar desta competição que envolveu 33 alunos de 11 países. As alunas venceram o 2.º e o 3.º prémio deste concurso que pretende desafiar os jovens a conhecer a floresta, a biodiversidade e o sector florestal.
A competição decorreu entre 21 e 25 de Setembro permitindo aos alunos apreciar a natureza da Transilvânia e passear pelas montanhas do Parque Natural de Bucegi, enquanto aprendiam mais sobre as florestas europeias. Os jovens participantes desenvolveram provas teóricas e práticas na floresta.
A equipa vencedora do YPEF era composta por alunos da Polónia, Ucrânia e Roménia. A valonguense Maria Inês Quelhas integrou a equipa que venceu o segundo prémio, enquanto Maria João Couto ficou em terceiro lugar.
Este concurso já contou com a participação de 4.700 alunos europeus, mais de 150 portugueses. Está já a ser preparada uma nova edição para este ano lectivo para a qual os alunos podem inscrever-se, junto da Forestis – Associação Florestal de Portugal.