No passado fim de semana a concelhia do PS em Valongo votou e aprovou, de forma indiscutível, dois candidatos às eleições autárquicas que ocorrerão entre setembro e outubro deste ano:

Aprovou o candidato José Manuel Ribeiro, atual presidente da Câmara de Valongo, a recandidatar-se para continuar a mudança que iniciou em outubro de 2013 e Luís Miguel Caetano para se candidatar e ganhar, a Junta de Freguesia de Alfena.

A recandidatura de José Manuel Ribeiro era esperada e desejada. Era importante que o propósito de mudança que justificou a primeira candidatura em 2013 tivesse continuidade. Uma mudança que já se nota, pois se até 2013 sempre que ouvíamos e líamos sobre Valongo, era por questões ou factos ou opiniões negativas, atualmente Valongo é falado por bons motivos e em alguns setores até escolhido, como o bom exemplo. É-o na transparência,  nas boas contas, na boa governação, na prestação pública de contas e ações,  na taxa de execução de fundos comunitários,  na recolha de resíduos porta-a-porta, na substituição integral da iluminação pública por leds, no investimento sem paralelo na requalificação do parque escolar,  na transformação de Valongo na meca do desporto outdoor,  no forte investimento na melhoria das condições dos edifícios públicos e dos espaços públicos,  na captação e fixação de empresas no concelho, na construção de planos estratégicos ligados à mobilidade e às áreas de reabilitação urbana, na desmaterialização dos serviços administrativos e criação de espaços de cidadão em todas as freguesias para melhorar e promover a relação de proximidade com o munícipe, e na aposta em 6 marcas que sublimam a memória e a tradição do que distinguiu em tempos o concelho de Valongo e pode voltar a distinguir. Desde 2013 que o atual presidente de câmara e agora candidato a um terceiro e último mandato, apostou numa estratégia de promoção e afirmação do território, apostando de forma premeditada e consistente na promoção de 6 marcas identitárias. Destaco a construção da Oficina da Regueifa e do Biscoito, eventos âncora como a Feira da Regueifa e a Festa do Brinquedo Tradicional,  e o investimento na grande infraestrutura verde, agora designada estrategicamente por Parque das Serras do Porto, que Valongo tem vindo a equipar com infraestruturas de desporto e visitação como os Trilhos e Centros de Desporto Outdoor. São exemplos o BTT, o Trail Running, as atividades Equestres, a escalada e também o circuito de contemplação de Valongo composto por baloiços e tronos romanos gigantes, estrategicamente colocados para o utilizador disfrutar de vistas panorâmicas soberbas.

A mudança tem sido uma evidência e continuar esta onda de mudança é fundamental.

Se outrora se pagava em média a 137 dias agora paga-se a 2.

Se outrora a dívida do município era de 54 milhões de euros agora é de 24,5M

Se outrora o cidadão pouco era tido e nem era consultado, agora temos os orçamentos participativos jovens, o processo participativo do PDM-Plano Diretor Municipal – e a semana da prestação de contas.

Se outrora Valongo estava esquecido agora é por muitos e muitas vezes, lembrado e elogiado.

 

O segundo candidato, Luís Miguel Caetano, foi uma excelente escolha para ganhar a Junta de Freguesia de Alfena. Um Alfenense de gema, que tem pautado a sua conduta e comportamento pela serenidade, bom senso e amor pela sua freguesia. Um Alfenense que sempre apoiou as instituições da sua cidade, que sempre se envolveu nas ações promovidas pela comunidade e que hoje sente poder dar um apoio mais efetivo através da ação política. Um candidato que saberá manter o que está bem e melhorar o que pode funcionar melhor. Luís Miguel Caetano não quer ser presidente para ter uma ação exclusiva de reivindicação perante a câmara, mas para ter uma atitude proativa, usando as competências definidas para as Juntas de Freguesia para acudir a todos os Alfenenses, sem distinção, em especial àqueles que, pela situação de precariedade, urge apoiar e ajudar de forma célere. O PS pretende para Alfena e com esta escolha, aquilo que pretendeu com a escolha em 2013 para a câmara, um candidato que promova uma mudança e que a mudança seja efetiva e positiva. Alfena precisa e Alfena merece.

O PS escolheu bem. Escolheu do melhor que tem e boas escolhas dão bons resultados e bons resultados trarão coisas boas para o concelho de Valongo e suas freguesias.