As listas de candidatos a deputados à Assembleia da República para as próximas eleições legislativas, marcadas para o dia 18 de maio, já são conhecidas. Pelo círculo eleitoral do Porto, que elege 40 deputados, destacam-se vários nomes da região, com destaque para Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Alberto Santos, ex-presidente da Câmara de Penafiel e atual Secretário de Estado da Cultura, e José Carlos Barbosa, deputado socialista natural de Paredes, que deverá manter o seu mandato.
Nas últimas eleições, a coligação de direita Aliança Democrática (AD) garantiu 14 deputados e o Partido Socialista (PS) elegeu 13, perfazendo um total de 27 lugares dos 40 em disputa. Para as eleições deste ano, os principais partidos apostaram novamente em figuras conhecidas da região, mas também em alguns estreantes.
Alberto Santos é o melhor posicionado da região pela coligação AD
O nome mais sonante da região nas listas da coligação de direita é o de Alberto Santos, ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e atual Secretário de Estado da Cultura. Surge em 6.º lugar na lista da AD, sendo praticamente garantida a sua eleição como deputado. No entanto, é muito provável que venha a abdicar do mandato para continuar no governo, caso a AD vença, dado o cargo de relevo que ocupa atualmente.
Depois de Alberto Santos, é preciso descer 15 posições para encontrar o próximo nome da região: Célia Carneiro, de Paços de Ferreira, aparece em 21.º lugar, seguida por Carlos Moreira da Silva, de Paredes, em 24.º, Ana Leal Moreira, de Lousada, em 25.º, e Hélio Rebelo, de Valongo, em 26.º. No entanto, face às projeções eleitorais, estes nomes dificilmente alcançarão um lugar no Parlamento.
Humberto Brito e José Carlos Barbosa garantem lugar pelo PS
Do lado do Partido Socialista, o nome mais relevante da região é o de Humberto Brito, atual presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que ocupará o 8.º lugar na lista do PS. A eleição é praticamente certa, o que significa que o autarca deixará o município para assumir funções de deputado em Lisboa.

Outro nome conhecido e que deverá manter o mandato parlamentar é o de José Carlos Barbosa, deputado socialista natural de Paredes, que surge em 11.º lugar na lista, o mesmo que ocupou nas últimas legislativas.
Em lugares considerados não elegíveis, destacam-se os nomes de Micael Cardoso, de Penafiel, em 15.º, Catarina Lobo, de Valongo, em 16.º, e Lurdes Castro, de Lousada, em 18.º.

Cenário eleitoral incerto, mas alguns lugares garantidos
Ainda que os resultados finais dependam da votação de maio, a presença de Humberto Brito, e José Carlos Barbosa nas listas de PS, e Alberto Santos, nas da AD, garantem, à partida, uma representação significativa da região no Parlamento. No entanto, a probabilidade de os restantes nomes virem a ser eleitos é muito reduzida.