Alberto Augusto da Cunha Pereira Leite, que ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Paredes de 7 de junho 1973 a 8 de julho de 1974, foi homenageado, na sexta-feira, pela Câmara Municipal de Paredes. O ex-autarca recebeu a Chave de Honra do Município, a mais alta distinção municipal, atribuída apenas a Chefes de Estado ou de Governo e a Presidentes de Câmara, informa nota de imprensa.
“Esta é a última homenagem no âmbito das comemorações dos 40 anos do poder local. Pereira Leite é uma pessoa que merece esta homenagem. “Graças à sua serenidade e ponderação na gestão do processo pós 25 de abril, permitiu que em Paredes tivéssemos uma passagem sem conflitos para as primeiras eleições livres”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, durante a sessão solene.
“Agradeço a decisão e louvo a determinação em promover esta homenagem”, disse Pereira Leite. O ex-presidente da Câmara lembrou ainda como as coisas eram diferentes naquela altura. “Uma medida tão simples como permitir que as pessoas pudessem assistir às reuniões de câmara revelou-se de extrema importância”, recordou. “Os funcionários municipais eram incansáveis, recordo-me aquando da criação dos serviços sociais e com a redução da hora de almoço, permitiu-nos encerrar a Câmara aos sábados, dando mais tempo de repouso aos funcionários”, acrescentou.
Alberto Pereira Leite nasceu a 17 de Agosto de 1942, no Hospital da Trindade no Porto. É neto e bisneto de antigos presidentes da Câmara Municipal de Paredes.
Foi eleito para o cargo de vereador da Câmara Municipal de Paredes, em 1972, e posteriormente indigitado, pelo Governador Civil do Porto, para a presidência da Câmara.
Continuou na vida política depois do 25 de abril de 1974: foi presidente do conselho municipal de Paredes; cumpriu dois mandatos como vereador da Câmara Municipal de Paredes; e foi membro da Assembleia Municipal de Paredes, na qual liderou a bancada do Partido Social Democrata (PSD) durante 12 anos.
Segundo nota de imprensa da autarquia, foi ainda presidente da concelhia do PSD Paredes, candidato a deputado à Assembleia da República, membro do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD e do Conselho de Jurisdição Distrital do Porto, e candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Paredes.
Presidiu e fundou várias associações, no âmbito da agricultura e comércio. A última foi a ASEP – Associação de Empresas de Paredes.