“Floresta e Sustentabilidade nas Serras do Porto” é o mote do debate público participativo do próximo dia 18 de Maio, na Quinta da Costa, em Aguiar de Sousa, Paredes.
A partir das 14h30, será possível trocar pontos de vista e conhecimento sobre Protecção / Defesa Ambiental, com Heli Costa, engenheiro civil (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), e um proprietário local; e Protecção Florestal – Gestão e combate aos incêndios florestais, com o professor da Universidade de Coimbra Domingos Xavier Viegas, director do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.
Necessidade do associativismo florestal e política florestal, com Américo Carvalho Mendes, da Universidade Católica do Porto e presidente da AFVS – Associação Florestal do Vale do Sousa será outro dos temas, assim como a Exploração florestal / Investimentos – O Quadro Comunitário e Fundos Estruturais, de apoio aos proprietários, com Victor Poças, presidente da Direcção na AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal.
O Eco-turismo: nas margens do Rios Sousa e Ferreira, vertentes das Serras de S. Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Banjas e pontos de interesse de Nossa Senhora do Salto e Couce será o tema de fecho da iniciativa, com Duarte Nogueira, Engenharia do Ambiente – Instituto Politécnico de Bragança.
Este evento é promovido pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Aguiar de Sousa.