O Município de Lousada foi distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Esta distinção reafirma o “esforço contínuo da autarquia em garantir que a água distribuída à população cumpre os elevados padrões de qualidade”, revela a autarquia, adiantando que o concelho conseguiu uma pontuação de “100% nos critérios estabelecidos pela ERSAR, assegurando que a água fornecida é considerada água segura”.

A entrega do selo teve lugar em Tomar, durante o Seminário Nacional de Abastecimento de Água (SENAG), organizado pela APDA.

Segundo a ERSAR, os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas, o que se traduziu nos aumentos substancial “da qualidade da água para consumo humano, bem como da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços, a par da redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente”.

A ERSAR justifica a atribuição deste prémios às entidades gestoras reguladas que mais se distinguem neste contexto e que cumprem os critéios de qualidade.