O vereador do Desporto da Câmara de Paredes, Paulo Silva, disse, hoje, ao Verdadeiro Olhar que são aguardados mais de oito mil espectadores no circuito de Baltar no ‘shakedown’, a realizar no 30 de Maio, um momento sempre apetecível para os fãs da modalidade.
O Rali de Portugal decorre de 30 de Maio e 2 Junho.
O autarca realçou que o facto da prova este ano ter regressado à zona centro do país, para Paredes acolher o ‘shakedown’ no dia 30, dia em que não há mais nenhum troço agendado, será benéfico para o município que terá toa a atenção e holofotes direccionados para o circuito de Baltar.
“Ao contrário do que aconteceu na última edição, este ano, no dia 30 decorrerá apenas o ‘shakedown’, prova extra-competição em que vão participar todos os concorrentes, em ritmo competitivo e com o carro de prova, o que será uma oportunidade para os amantes deste desporto verem todos os concorrentes em prova”, disse, salientando estar confiante que o número de espectadores possa ultrapassar o da última edição.
O vereador responsável pela pasta do desporto ressalvou, também, que este ano, a organização vai trabalhar no sentido de continuar a promover melhores condições para os adeptos e para os próprios pilotos.
“Sendo esta uma competição que arrasta milhares de fás, estamos a trabalhar no sentido de acautelar todas as condições de segurança quer para os pilotos quer para os adeptos. Pretendemos instalar mais bancadas e contribuir para que o Rali de Portugal seja uma verdadeira festa dentro e fora do circuito”, expressou.
Paulo Silva reconheceu, também, que a competição tem um impacto económico significativo no território, sendo o Rali um dos factores que contribuem para o desenvolvimento económico do concelho e que mais contribuiu para a projecção no exterior.
O Rali de Portugal de 2019 inicia em Coimbra, tendo passagens por Lousã, Góis e Arganil, com um percurso de 1.463,55 quilómetros e um total de 20 especiais de classificação.
O ‘shakedown’ tem lugar a 30 de Maio no circuito de Baltar, em Paredes.
No dia 31 de realizam-se as provas de Coimbra, Lousã, Góis, Arganil e Lousada. No dia 01 de Junho estão agendadas as especiais Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante e Vila Nova de Gaia.
No dia 02 de Junho, o Rali de Portugal parte para Mondim, com o mítico troço de Fafe e de Luílhas, uma referência do antigo Rali de Portugal.