Foto: Freepik

A rede de abastecimento de Paços de Ferreira, Lousada, Valongo, Paredes e Penafiel foram premiadas com o Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano, uma distinção atribuída pelo regulador do setor, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Serviços (ERSAR).

Paços de Ferreira, Penafiel e Lousada obtiveram a classificação de 100%, no parâmetro que avalia a segurança da água que chega à torneira dos consumidores, através da rede de abastecimento. Paredes obteve 98,79% e Valongo 99,74%.

Já sobre Portugal, o relatório apresenta uma média de água segura de 98,77%, o que, para a ERSAR, confirma “a consolidação do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses”. Desde 2015 que este indicador ronda os 99%.

Ainda segundo o mesmo relatório que o VERDADEIRO OLHAR teve acesso, “nos últimos cinco anos continua a verificar-se uma variação positiva, ainda que ligeira (0,11 %), no indicador água segura”.

Os prémios foram entregues aos municípios durante o Seminário Nacional de Abastecimento de Água, que decorreu em Tomar. Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira, sublinhou que este resultado representa “um reforço de confiança no consumo de água da rede pública. Diariamente, é feito um controlo da qualidade da água com análises realizadas por laboratórios independentes, que credibilizam estes resultados”.

Para a ERSAR, a garantia da qualidade da água para consumo humano “constitui um elemento essencial para a saúde pública e bem-estar das populações, não sendo possível falar de um verdadeiro desenvolvimento do País sem que a qualidade e continuidade do serviço de abastecimento público de água estejam assegurados”.
Assim, a Reguladora aprova, todos os anos, Programas de Controlo da Qualidade da Água que cada entidade gestora está obrigada a elaborar e a cumprir e que são feitos através de um conjunto de controlos analíticos realizados por laboratórios certificados pelo Instituto Português da Acreditação.