Quatro agrupamentos de escolas de Lousada vão receber, no dia 24 de Outubro, pelas 14h30, o Selo Protector, no âmbito da cerimónia nacional de entrega de 34 Selos Protectores da Comissão Nacional de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e Jovens que vai decorrer no concelho.
Segundo a autarquia, Lousada vai ser premiada com quatro Selos Protectores fruto de candidatura única, elaborada no âmbito da Rede Social, com os agrupamentos das escolas de Lousada.
Os agrupamentos escolares premiados são: o Agrupamento de Escolas Este (Caíde de Rei), Oeste (Nevogilde), Dr. Mário Fonseca (Nogueira) e de Lousada.
Este selo premeia as boas práticas de protecção de crianças e jovens e implica um compromisso de aperfeiçoamento.
Citada em comunicado, a vereadora da Acção Social da Câmara de Lousada, Cristina Moreira, adiantou que a entrega do Selo representa um voto de confiança dado às escolas .
De acordo com a autarca, compete a cada agrupamento aplicar um conjunto de medidas transversais de protecção da criança.
Durante a manhã do dia 24 estão agendadas actividades, como dança e música, com objectivo de explicar aos alunos o que é o Selo Protector.
Na primeira edição concorreram mais de três dezenas estabelecimentos de educação, cujas candidaturas foram avaliadas por um júri.
As candidaturas vencedoras vão receber o Selo Protector e uma bandeira, que simboliza a qualidade, atestada na resposta a oito requisitos exigidos para a obtenção do Selo.
A atribuição desta distinção além do prestígio inerente confere às escolas e agrupamentos uma responsabilidade acrescida, no sentido de continuar, aperfeiçoar e aprofundar formas de salvaguardar os direitos das crianças e dos jovens.