Várias escolas da região constam na lista final das distinguidas com o selo Escola SaudavelMente, uma iniciativa promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses que visa premiar a saúde psicológica e a inclusão, entre outros.
Além dos Agrupamentos de Paredes e Cristelo, o mesmo selo foi atribuído ao Agrupamento De Escolas de Eiriz, Agrupamento de Escolas de Frazão, Agrupamento de Escolas D. António Taipa, de Paços de Ferreira, e ao Agrupamento de Escolas de Lousada e Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.
A iniciativa tem como metas reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, se evidenciem com o desenvolvimento cognitivo, emocional, social das comunidade escolares.
O selo pretende igualmente premiar as escolas e agrupamentos que valorizam variáveis como a aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica dos alunos.
Das 267 candidaturas que foram submetidas, o júri distinguiu 152 escolas e agrupamentos que vão receber o “Selo Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019-2021.
Com a atribuição do selo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses pretende aumentar as oportunidades de acesso a uma educação com qualidade, contribuir para a promoção de uma escola mais inclusiva.
A atribuição do selo pretende ainda levar as escolas e estabelecimentos escolares a avaliar as práticas adoptadas de cada um dos estabelecimentos nas variáveis definidas, desafiando-as a melhorar no futuro as práticas em matéria de desenvolvimento da saúde psicológica e outras.