O Agrupamento de Escolas de Paredes vai lançar o livro “Livre Mente”, elaborado pelos alunos dos vários estabelecimentos de ensino. A apresentação será na sexta-feira, em Lordelo.

Esta já é a 11ª publicação que o agrupamento elabora, sendo que o tema é sempre votado em assembleia com os delegados das diferentes turmas e está relacionado, “muitas vezes, com alguma situação sociológica da própria comunidade paredense”, como referiu a directora do agrupamento, Olinda Pinto. Este ano, o foco é a liberdade, uma vez que se comemoram os 45 anos da Revolução de 25 de Abril.

Cada turma escreve os textos em colaboração com os professores de Português e realiza as ilustrações nas aulas de Educação Visual, sendo que o trabalho tem também o apoio dos professores titulares das turmas e dos pais. Ao todo, participaram cerca de 1900 estudantes e foram elaboradas 90 histórias.

“O principal objectivo é que os alunos tenham resultados na produção escrita”, refere Olinda Pinto. “São sempre projectos em que os alunos se sentem envolvidos e têm resultados, portanto é quebrar um bocado a rotina da sala de aulas. Os alunos vêem que o resultado da sua aprendizagem vai ter algum efeito, é o produto final daquilo em que trabalharam em algumas aulas de Português e de Educação Visual”, continua.

O livro vai ser lançado na sexta-feira, numa apresentação oficial no Auditório de Louredo (no Centro Paroquial), a partir das 18h15. O evento contará com um momento musical pelos alunos do Conservatório de Musica de Paredes e um momento de dança com o
Conservatório de Dança do Vale do Sousa. A apresentação estará a cargo de Isabel Ferreira, professora responsável pelo projecto, e a directora do agrupamento. Alguns estudantes irão ler depois alguns excertos do livro.

Para já, será possível obter o livro nas escolas, para os encarregados de educação e para quem estiver interessado, pelo custo de três euros cada e cinco euros se forem dois.