O Agrupamento de Escolas de Ermesinde, em Valongo, foi um dos distinguidos na 7.ª edição do programa Escolas Solidárias da Fundação EDP.
O projecto GUNAS – Grupo Unido Na Ajuda Solidária, nascido na Escola D. António Ferreira Gomes, renovou o galardão, voltando a conquistar o título de “Super Escola Solidária”.
A edição deste ano do Escolas Solidárias contou com 433 escolas apuradas, 871 equipas, mais de 39 mil alunos e professores e beneficiou mais de 245 mil pessoas com mais de três milhões de horas de voluntariado, diz o balanço da Fundação EDP. O objectivo é estimular a participação cívica dos mais jovens.
O projecto colocou, mais uma vez, alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário, público e privado, de todo o país (e Ilhas), a procurar resolver questões sociais que afectam a comunidade onde se inserem, nomeadamente ligados a temas como Pobreza e Fome, Desemprego/Sustentabilidade económica, Educação/Literacia, Saúde, População Sénior, Conviver com a diferença, Sustentabilidade Ambiental e Parceria Global para o desenvolvimento humano, em linha com os objectivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, explica a Fundação.
O projecto GUNAS nasceu há cerca de sete anos pela mão de crianças de 10 e 11 anos da Escola D. António Ferreira Gomes, apoiados pelo corpo docente e pela direcção do Agrupamento de Escolas de Ermesinde. Os jovens aperceberam-se das carências de colegas que iam para a escola sem tomar o pequeno-almoço devido às dificuldades financeiras do agregado familiar e quiseram dinamizar eventos solidários para angariar bens alimentares.
Já tinham ganho este galardão de Super Escola Solidária e foram distinguidos pela Câmara Municipal de Valongo e pela Junta de Freguesia de Ermesinde.
Saiba mais sobre o projecto aqui.