A Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa – faz 40 anos e vai decorrer entre 23 de Agosto e 1 de Setembro. Este ano, a Praça dos Bares terá mais espaço, novidades quanto a dj’s e copos reutilizáveis, com vista ao “plástico zero”.
O ambiente será, à semelhança de anos anteriores, uma preocupação. Na edição do ano passado, por exemplo, foi feita a promoção da separação dos resíduos, tendo sido recolhidas cerca de 90 toneladas de plástico/metal, vidro e papel, com o apoio de quatro agrupamentos de escuteiros.
Quanto aos copos de plástico, em 2018, tinham sido oferecidos incentivos para a devolução a um stand existente para o efeito, em vez de os misturarem com o lixo comum.
A dj russa Olga Ryazanova é uma das novidades das noites na Praça dos Bares. Não é a primeira vez em Portugal, mas vai estrear-se em território penafidelense.
“Estamos atentos ao palco dois”, referiu o vereador da Câmara Municipal de Penafiel responsável pelo evento, Adolfo Amílcar, em conferência de imprensa nesta segunda-feira, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
A aposta nesta edição especial será, além de “acções inovadoras”, como por exemplo, a nível ambiental, em manter a “qualidade do certame”, a segurança e a “excelência dos artistas” que compõem o cartaz principal, como referiu o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa.
A Agrival vai acolher ainda a 18ª Mostra Nacional de Gastronomia, com 10 restaurantes.
“O grande desafio é manter a Agrival neste patamar”, explicou Adolfo Amílcar. “Não é fácil o certame continuar a crescer”, continuou Antonino de Sousa, uma vez que “não há espaço para muito mais gente”. “Este é um dos maiores certames do género no Norte e Centro do país e tem crescido de forma segura. Está consolidado”, acrescentou. Além da aposta na qualidade, o presidente sublinha que pretendem “inspirar outros certames”.
“A expectativa da auto-sustentabilidade mantém-se”, referiu Adolfo Amílcar, lembrando que o espaço de expositores está esgotado. No ano passado, foram cerca de 140 mil os visitantes.
Este evento, que envolve um custo de produção de cerca de 600 mil euros, segundo dados divulgados durante a conferência de imprensa, tem três fontes de receitas: a bilheteira (custo do bilhete é de três euros), os espaços de exposição e os patrocinadores. “Tem crescido o prestígio da feira e os expositores querem estar presentes, mesmo que tenham de pagar mais, e as marcas também querem estar associadas”, contou o presidente da Câmara, revelando que, no ano passado, o retorno mediático foi de cerca de dois milhões de euros.
A presença de membros do Governo ainda não é uma certeza, mas o presidente garantiu que vai ser feito o convite ao Primeiro-Ministro, António Costa, e aos ministros da Economia e da Agricultura. “Esperamos que haja receptividade”.
Aposta no fado ficou de parte, mas diversidade de géneros musicais mantém-se
Esta foi a primeira vez que o certame foi apresentado desta forma, em conferência de imprensa que contou com a presença de alguns dos artistas que vão animar as noites da feira. “Queremos que seja a melhor Agrival de sempre”, referiu Antonino de Sousa.
“Optámos por não integrar o fado devido a este certame não ser o contexto mais adequado ao género musical”, apontou Antonino de Sousa.
Zé Amaro, que vai actuar a 23 de Agosto e é presença já habitual em várias edições da Agrival, acredita que este tipo de eventos foram impulsionadores da sua carreira. “Devo muito a estes eventos e, em especial à Agrival”, sublinhou. Seguem-se os Anjos, que também já pisaram o palco principal da feira, na noite do dia seguinte. Nelson Rosado lembrou que foi no final do último concerto neste evento que recebeu a notícia de que a sua mulher tinha dado à luz o filho Kevin.
Calema são a dupla de artistas que vai animar a noite de dia 25 de Agosto, seguida de Quim Barreiros, com a música popular portuguesa, no dia 26.
Jimmy P e Piruka vão voltar a Penafiel no dia 27 de Agosto, assim como José Cid, que actua na noite seguinte.
Já a 29 de Agosto, a noite vai ser de estreias com Fernando Daniel e Bárbara Bandeira. O cantor que venceu a quarta edição do “The Voice Portugal” revelou que os Anjos são uma das suas inspirações musicais e que encara “todos os palcos como únicos”.
Agir vai cantar para o público da Agrival a 30 de Agosto e C4 Pedro fecha o cartaz principal de música, a 31 de Agosto. C4 Pedro aconselhou muito descanso a quem vai assistir ao concerto, porque vai ser um espectáculo com muita energia. “Preparem as pernas. Bebam muita água”, indicou.
A última noite ficará a cargo, como já é habitual, do concurso Miss Agrival.