Orlando-Rodrigues_featured
O anuário financeiro dos municípios portugueses, que saiu recentemente, faz uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios portugueses relativa ao ano de 2014. O anuário coloca a autarquia de Valongo entre as 25 melhores do país, nos concelhos de média dimensão, e em terceiro lugar entre as cinco melhores do distrito do Porto.

Para isto contribuiu a elevada percentagem da receita que foi afecta à diminuição da dívida total do município, a diminuição do prazo médio de pagamentos para 15 dias, o elevado grau de execução da receita cobrada e a elevada taxa de cobertura financeira da despesa.

Quanto ao rácio entre as receitas próprias e as receitas totais para aferir o grau de independência financeira, o município de Valongo ocupa o 30º lugar nacional dos concelhos com maior independência financeira. Considera-se independência financeira sempre que as receitas próprias representem pelo menos 50% das receitas totais.

O município de Valongo ficou ainda entre os concelhos que obteve a maior percentagem de receita cobrada em 2014 com 98,2% face a 2013, com 92%, representando uma grande subida. A autarquia de Valongo está entre os 35 municípios portugueses em que a receita de 47,5% que é proveniente de impostos tem mais peso em relação à receita total obtida.

Entre os municípios ao abrigo do PAEL o município de Valongo conseguiu atingir os objetivos diminuindo a dívida a fornecedores e reduzindo a despesa realizada. Em 2014 a autarquia de Valongo reduziu a dívida total em 6 milhões de euros.

O executivo da Câmara de Valongo está a fazer um grande esforço para manter as contas do município em ordem mantendo a despesa e o investimento que julgamos essencial para satisfazer as necessidades do concelho. Mesmo com as dificuldades financeiras que todos conhecem não descuramos o apoio às áreas sociais como a educação, o desporto, a ação social e o investimento no concelho.

Reforçamos a nossa estratégia de promoção do território, através da Feira da Regueifa e do Biscoito, da EXPOVAL, da Festa do Brinquedo, da Bugiada e Mouriscada, dos eventos desportivos como o Rally de Portugal que trouxeram ao concelho, só este ano, mais 300 000 visitantes, o que naturalmente faz andar a economia local.

Procuramos fazer as obras necessárias reduzindo a despesa, diminuindo a dívida da autarquia, fazendo investimentos e mantendo o controlo das contas. É esta boa gestão das contas do município que garante a saúde financeira e o futuro deste concelho que é de todos nós valonguenses.