Adjudicada obra para construção de saneamento em Recarei e Sobreira

Falta o visto do Tribunal de Contas

0

A Câmara de Paredes aprovou, hoje, em reunião de executivo, a adjudicação das empreitadas para construção da rede de saneamento em Recarei e Sobreira. Falta agora o visto do Tribunal de Contas. A autarquia antevê que possam arrancar dentro de um mês.

Em Recarei, a obra está orçada em 1,2 milhões de euros (a que acresce IVA) e tem prazo de execução de 545 dias. Segundo o contrato, estão orçamentados 185 mil euros para executar em 2021, 700 mil euros para 2022 e quase 345 mil euros em 2023.

Já em Sobreira, a obra de quase 1,5 milhões de euros (mais IVA) tem o mesmo prazo de execução. Em 2021 a previsão é de que sejam investidos 240 mil euros do orçamento municipal, em 2022 840 mil euros, ficando os restantes mais de 424 mil euros para 2023.

Os dois lotes da empreitada serão executados pela empresa Acácio da Caridade Ferreira & Irmão S.A.

Recorde-se que as candidaturas apresentadas pela Câmara de Paredes ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos visam a construção de rede de drenagem de águas residuais em Sobreira e Recarei. Vão servir cerca de 1200 fogos (600 em cada) nas zonas mais urbanas das duas freguesias, onde ainda não há qualquer rede de saneamento.

O autarca tem vindo a defender que a Autarquia só conseguiu avançar com estas candidaturas porque decidiram resgatar a concessão de água e saneamento no concelho.