Ateliês, teatro, apresentações de livros, uma feira de artesanato, os sábados em família, a hora do conto e sessões de cinema de animação vão marcar a época de Natal na Biblioteca Municipal de Penafiel. Também o projecto “Maleta Mágica” vai levar aos idosos do concelho a gastronomia típica da quadra natalícia.
Já foi inaugurada, no dia 2, a Feira de Artesanato e apresentado o livro “Poética do desassombro”, de Virgílio Carneiro.
No dia 7, às 21h30, a CPCJ de Penafiel, lança o livro “Contos de crianças: 25 anos ao serviço da protecção das crianças e jovens do concelho de Penafiel”. Seguindo-se, no dia 12, às 14h30, o lançamento de “Conta”, por Cidália Fernandes, e no dia 16, à mesma hora, a apresentação da obra “Peónia Vermelha”, de André de Oliveira.
A actividade “Sábados em família” decorre no dia 10, às 10h30, e tem como tema as decorações de Natal.
Entre os ateliês a realizar estão, nos dias 20 e 27, às 14h30, as “Brincadeiras de Natal” e o “Vamos construir um boneco de neve”. Já a 22 e 29, à mesma hora, têm lugar as iniciativas “Coroa de Natal” e Pintura em tela”, dinamizadas por “Try with us” e com um custo de 5 euros.
Os momentos de leitura decorrem na “hora do conto” às segundas-feiras (14h30) e de terça a sexta às 10h00. São três os contos natalícios: “Ursinho Mágico”, de Neil Reed; “As Renas do Pai Natal”, de Mor Price”; e “A gatinha de Natal”, da autoria de Caroline Repchuck, em destaque.
Já as sessões de cinema de animação acontecem nos dias 7, 17, 21 e 28, às 14h30, com os filmes “Angry Birds, o filme”, “A idade do gelo 4: deriva continental”; “Zootrópolis”; e “À procura de Dory”.