O ano de 2016, no que à Saúde diz respeito, terminou com uma boa notícia para a Região Norte. Foram colocados, na última quinzena de Dezembro, novos médicos, permitindo que mais 28.500 utentes passar a contar com o seu médico de família, vendo assim garantida a acessibilidade a cuidados de saúde de qualidade, personalizada e de forma continuada. Esta foi, aliás, a tendência verificada durante o ano, fazendo com que diminuísse a franja da população sem médico de família atribuído.

Segundo os dados do Portal de Transparência do Serviço Nacional de Saúde, até ao final do mês de Outubro, apenas 617 utentes dos concelhos de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel continuavam sem médico de família atribuído, 67 deles por opção. A chegada de sete novos médicos ao ACES do Tâmega II – Vale do Sousa Sul, em Agosto, deixou as unidades dos concelhos de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel com cobertura praticamente total. No ACES Maia/Valongo, onde estão integrados os utentes do concelho de Valongo, há ainda 3.263 pessoas sem médico de família, sendo a cobertura de 98,4%.

São boas notícias para a região. Agora é esperar que estes clínicos se mantenham por cá.

 

Cientista de Paredes duas vezes premiada nos ESTADOS UNIDOS

Cecília Leal

Se ganhar um prémio científico a nível internacional não é fácil, ganhar dois, num só ano, é um feito que não está ao alcance de qualquer um.

Cecília Leal, professora assistente do departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, nos Estados Unidos da América, natural de Lordelo, conquistou, em 2016, dois prémios internacionais.

A paredense recebeu o National Science Foundation CAREER Award e foi  uma das premiadas do o National Institutes of Health Director’s New Innovator Award que distingue os cientistas mais promissores do país. A distinção concede uma bolsa de 1,5 milhões de euros para desenvolver uma nova investigação na área da nanotecnologia e biomedicina.

Cecília Leal é licenciada em Química pela Universidade de Coimbra, tem um doutoramento realizado na Suécia e um pós-doutoramento na Califórnia.

 

Andante chega a Paredes

Numa região em que os transportes nem sempre estão facilitados, Paredes vai dar, neste novo ano, um salto qualitativo e quantitativo na cobertura de transportes públicos no concelho.

O Andante, título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto que permite ao portador andar de autocarro, de metro ou de comboio, é estendido ao concelho de Paredes a partir de Janeiro de 2017.

O ansiado alargamento do Sistema Intermodal Andante e de Desenvolvimento da Mobilidade na Área Metropolitana do Porto permitiu a chegada ao concelho, tendo sido inclusive pensado um novo circuito em autocarro que serve as cidades de Lordelo, Rebordosa e Gandra com ligação ao Porto, igualmente abrangido pela intermodalidade do Andante.

Com este novo sistema, o concelho de Paredes beneficiará das vantagens da mobilidade, melhorando igualmente a qualidade de vida dos munícipes.

 

Conheça os premiados das outras categorias:

Personalidade do Ano

Empresa do Ano

Entidade Cultural do Ano

Entidade Desportiva do Ano

Jovem do Ano

Político do Ano

Presidente de Junta do Ano

Projecto Social do Ano