O ACeS Vale do Sousa Norte alerta a população para rastreios auditivos fraudulentos, que estão a ser feitos em Paços de Ferreira, e que podem pôr em causa a saúde dos utentes. Estes exames nada têm a ver com as unidades de saúde locais.
Segundo aquele organismo, várias pessoas têm sido contactadas e levadas a crer que se trata de um exame da responsabilidade do Centro de Saúde, o que não é verdade, uma vez que o rastreio é da entidade que se encontra a realizá-los.
Em comunicado, o ACeS esclarece que que “todos os rastreios em curso nas unidades de Saúde são devidamente autorizados e validados pela Direção Geral da Saúde (DGS)” e são feitos por carta, devidamente timbrada, sendo igualmente confirmados telefonicamente”.
Assim, incluem-se os rastreios dos cancros da mama, do colón e reto e útero, de saúde visual infantil e de retinopatia diabética.
O ACeS solicita aos utentes que, quando contactados telefonicamente, questionem qual a unidade de saúde em causa e o nome do profissional”, uma informação importante pois, em regra, o utente conhece os profissionais do seu centro de saúde.