Há falsas equipas de profissionais de saúde a actuar em Lousada e Paços de Ferreira, alerta o Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III – Vale do Sousa Norte. O apelo é para que sejam avisadas as autoridades policiais caso surjam novos casos.
Em comunicado, o ACES refere que teve conhecimento sobre “alegadas visitas domiciliárias” realizadas por um grupo de indivíduos que se apresenta como sendo funcionário do agrupamento de centros de saúde. Efectuam “alegados tratamentos médicos que envolvem a exposição da intimidade, exigindo pagamento a pronto, em dinheiro, nos concelhos de Paços de Ferreira e Lousada”, avança o director executivo Hugo de Sousa Lopes.
“Esta actuação em nada corresponde à dos profissionais deste ACES no que respeita à prestação de cuidados ao domicílio”, salienta.
Segundo o ACES, as visitas domiciliárias realizadas pelos seus profissionais são devidamente “programadas e articuladas antes da visita”. Além disso, os profissionais estão “devidamente identificados” e os utentes “conhecem o seu médico e enfermeiro de família”, pelo que o conselho deixado é de que não atendam estranhos.
Caso surjam situações idênticas devem ser chamadas as autoridades policiais, apela o ACES.