A Junta de Freguesia lançou uma campanha de solidariedade chamada “Abragão Solidário – COVID19”, enquadrada no apoio social e na prevenção e combate à COVID-19.

Segundo a autarquia local, esta campanha vai “ajudar na aquisição de ventilador, material de protecção para técnicos de saúde e apoiar a instituição de solidariedade social de Abragão para continuarem a tratar dos mais idosos e dos mais desprotegidos”, nomeadamente o trabalho do Centro Social e Cultural de Abragão.

“Com a situação da COVID-19, todos os utentes/idosos tiveram que voltar para os seus domicílios. Mesmo assim o Centro Social continuou a prestar serviços e a chegar, diariamente, a cerca de 40 domicílios para assegurar alimentação, higiene (habitacional/pessoal/roupa), acompanhamento nas medicações, acompanhamento nas consultas, exames, pagamento de facturas (para os idosos não se deslocarem), transportes a mercearias e ao banco para os idosos levantarem reformas”, explica nota de imprensa.

A mesma entidade, continua a apoiar várias famílias desprotegidas, com necessidade de
alimentos, por falta de dinheiro ou por atravessar uma fase menos boa, como situação de desemprego ou doença, um trabalho invisível aos olhos da comunidade, salienta a Junta.

“Apelamos ao contributo de todas as pessoas, de todas as empresas, de todas as associações para se juntarem a esta causa. Apenas e só juntos poderemos transformar esta vontade numa realidade e ajudar quem mais precisa neste momento. Os donativos podem ser enviados para a seguinte conta com o IBAN: PT50 0045 1344 4013 2057 6842 1 (Junta Freguesia de Abragão)”, diz a freguesia.

O valor angariado será distribuído (50%) para reforçar a segurança dos técnicos de saúde, ajudar todos aqueles que precisam de suporte de ventilação para vencer a doença e (50%) para apoiar o trabalho do Centro Social no seu trabalho social junto dos mais idosos e mais
desprotegidos. Haverá um livro com registo para haver transparência nos donativos.

A Junta de Freguesia lembra ainda que desde o início desta pandemia está a acompanhar a situação e a trabalhar em prol da comunidade com várias acções.