O 1.º Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes em Portugal vai acontecer em Aguiar de Sousa, Paredes, este fim-de-semana.
“O Maior da Minha Aldeia” vai determinar quais são as maiores abóboras, melões e melancia a concurso. Estão inscritos 22 participantes, do concelho, mas também de Espanha e das regiões do Algarve e Alentejo, adianta a autarquia.
Durante esta sexta-feira, está a ser realizado o transporte dos hortícolas para o local do evento. Este sábado decorrem as pesagens e, no domingo, são entregues os prémios aos vencedores. Uma das abóboras produzidas no concelho terá mais de 350 quilogramas.
No concurso serão premiados os produtos hortofrutícolas de maior dimensão. Os três exemplares mais pesados de abóbora candidatam-se a prémios de 1.000, 500 e 200 euros e os concorrentes que apresentarem os maiores exemplares de melancia e melão são premiados com 500, 200 e 100 euros.
No Parque da Senhora do Salto decorrerá não só o concurso. O certame inclui também uma feira, produtos de artesanato, gastronomia e música.
Recorde-se que este concurso, promovido pela autarquia de Paredes, está integrado no plano de desenvolvimento do sul do concelho denominado “Cá Paredes”.
Este plano tem como meta potenciar o turismo em freguesias como Aguiar de Sousa, Sobreira, Recarei, Cete e Parada de Todeia, e, ao mesmo tempo, valorizar a agricultura, criar um banco de terras e divulgar os produtos agrícolas.
Segundo a Câmara Municipal, recentemente, o concurso “O Maior da Minha Aldeia” foi registado e admitido na associação norte-americana “Great Pumpkin Commonwealth”, o que confere maior credibilidade ao primeiro evento internacional dedicado aos hortícolas gigantes realizado em Portugal.