Já foi aberto o concurso público internacional que vai permitir à Lipor, entidade que faz a gestão dos resíduos em oito concelhos do Grande Porto, incluindo Valongo, adquirir nove camiões movidos a gás natural e destinados à recolha selectiva de bio-resíduos.

Segundo nota de imprensa, as viaturas serão distribuídas pelas câmaras municipais associadas, sendo o investimento global de 1,2 milhões de euros.

A mesma entidade adianta que a este investimento acresce um outro, de 2,6 milhões de euros, que inclui o fornecimento de diversos tipos de contentores de deposição e recolha, “compartimentos” para alojar contentores, equipamentos de monitorização para optimização das recolhas e a promoção de campanhas de sensibilização.

Estes investimentos são co-financiados por fundos comunitários no âmbito do POSEUR), e visam cumprir as metas nacionais e europeias no âmbito dos bio-resíduos.

Até ao final de 2021, o objectivo passa por servir 131.338 habitações/comércios por este tipo de recolha, adianta a Lipor.

Publicidade