O município de Lousada abriu candidaturas para ‘Orçamento Participativo Jovem’, um projeto do município que visa “a sua consciencialização cívica, de modo a que este compreendam a complexidade dos problemas na gestão pública, a limitação de recursos financeiros e a necessidade de tomar opções que favoreçam o presente e o futuro de todos”. Esta é então “uma forma de fazer a ligação entre a autarquia e os munícipes”, explica a edilidade.

A submissão das propostas deve ser feita até dia 14 de junho, seguindo-se a análise entre os dias 17 e 21 de junho.
A publicação das propostas e consequente votação decorre de 1 de julho até 8 de agosto e os resultados são conhecidos a 12 de agosto, no Dia Internacional da Juventude.

O Orçamento atribuído corresponde a 30 mil euros, para o projeto vencedor. O processo participativo assenta na consulta direta, sob forma de proposta, dos cidadãos jovens, residentes no município de Lousada, com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos.

Todas as propostas apresentadas devem ser relativas a investimentos municipais, enquadradas nas necessidades municipais e conjugadas com as linhas de orientação gerais para a promoção do superior interesse público.

Os interessados podem obter mais informações na página da internet da autarquia.