O Conselho Local de Acção Social de Penafiel (CLAS) promoveu, no auditório municipal do Museu de Penafiel, uma sessão de informação sobre saúde mental – Interdição/Inabilitação e Internamentos Compulsivos que contou com presença de vários técnicos na área da saúde mental.
Segundo o grupo de trabalho dos Programas, Projectos e Saúde, responsável por trabalhar entre outras, a área da deficiência e da doença mental/demências em Penafiel, responsável pela organização do evento, a sessão teve como objectivos aprofundar o conhecimento dos técnicos da área social, mais concretamente na área da saúde mental.
O CLAS é composto por entidades públicas e privadas com e sem fins lucrativos, com o objectivo de promover e contribuir para a erradicação da pobreza e da sua exclusão social, assim como para o processo de desenvolvimento social do concelho de Penafiel.
Refira-se que no âmbito do CLAS foram criados grupos temáticos de trabalho que desenvolvem e definem acções e abordagens concretas e integradas, envolvendo os parceiros, que permitam ajustar os diferentes modos de intervenção e proporcionam uma aprendizagem de cooperação.
A sessão contou com a participação do director do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Orlando von Doellinger, da Médica Interna da Unidade de Saúde Pública do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, Sofia Sousa e do Procurador da República junto do Juízo Central Cível de Penafiel, Paulo Sérgio Ferreira.