A primeira visita do novo Governador do Distrito 1970 ao Rotary Clube de Penafiel ficou marcada por uma acção de angariação de fundos para a luta contra a poliomielite. Dois ginásios do concelho participaram numa iniciativa desportiva no centro da cidade.
“Esta visita teve dois grandes objectivos: apelar ao exercício físico e à saúde e lembrar e fazer recolha de fundos para a poliomielite, que é a grande causa do Rotary. Hoje é um dia especial porque foi anunciado que a polio foi erradicada em África. Estamos a um passo de a conseguir erradicar no mundo”, afirmou Sérgio Almeida.
O Governador do Distrito lembrou que há 1,2 milhões de rotários a nível mundial que contribuem não só com dinheiro, mas também com voluntariado, para esta causa, há décadas.
“No ano passado a Rotary Foudation contribuiu com 90 milhões de dólares. Embora esta doença não esteja presente em Portugal dá para perceber o impacto, sobretudo nesta altura da COVID-19, do que é erradicar uma doença que já matou muita gente”, sustentou em Penafiel.
“A visita oficial do Governador é um dos momentos altos do ano rotário”, explicou por sua vez a actual presidente do Rotary Clube de Penafiel, Sara Baía. O momento permite dar a conhecer o trabalho do clube e “beber das boas práticas de outros clubes rotários e dos ensinamentos do Governador”.
“Hoje o projecto escolhido foi a luta contra a polio, um dos pilares da acção do Rotary a nível global, e pudemos contar com a parceria da Câmara de Penafiel, da Associação Empresarial de Penafiel e da Junta de Freguesia de Penafiel, que nos patrocinaram com a aquisição das t-shirts”, afirmou. As referidas peças de vestuário estão a ser vendidas por 15 euros, sendo que 10 euros revertem para a causa da erradicação da poliomielite. Continuarão à venda nos próximos meses.
Perante a situação economia causada pela pandemia, com um aumento do desemprego, o Rotary Clube de Penafiel quer reanimar este ano um projecto lançado no passado, os Grupos de Entre-Ajuda na Procura Activa de Emprego. A meta passa por ajudar e capacitar as pessoas para procurarem empego e sair do desemprego.