A reabilitação do pavilhão da Bela, em Ermesinde, deve avançar no próximo mês. A obra, que vai envolver um investimento municipal de cerca de um milhão de euros, tem prazo de execução de 270 dias e deve estar concluída em Março de 2021. A par disso, será recuperada a praça em frente ao espaço desportivo para dar “uma nova dinâmica” àquela zona da freguesia.
A adjudicação desta empreitada foi aprovada, hoje, por unanimidade, em reunião de executivo, a primeira sessão pública depois do estado de emergência, realizada no Fórum Cultural de Ermesinde, para cumprir as medidas de segurança.
“Finalmente vamos começar a reabilitação do Pavilhão da Bela que vai ser dotado de condições modernas e adequadas para a prática desportiva”, afirmou o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, falando de um processo difícil.
O vereador das Obras Municipais lembrou que o concurso para esta empreitada ficou deserto duas vezes. Agora teve 26 concorrentes e foi ganho pela Empribuild, Ld.ª, sendo o contrato a celebrar “pelo valor de 925.834,96 €, o qual se situa 10,11% abaixo do preço base”, refere o documento.
“Aquele pavilhão não reunia condições para a prática de desporto. Esta obra vai dar à cidade e ao concelho mais um espaço desportivo, sendo que actualmente não temos espaços suficientes para tantas horas requeridas”, explicou Paulo Esteves Ferreira.
“Terá condições modernas e vai dar uma nova dinâmica à zona da Bela, até porque também vai ser recuperada a praça em frente”, adiantou o autarca.
“Somos o segundo melhor município da Área Metropolitana do Porto em termos de execução dos fundos comunitários. Mas a obra do Pavilhão da Bela sai do orçamento municipal. É uma opção política”, disse.
“Em boa hora chegamos a acordo com a Junta de Freguesia de Ermesinde que cedeu ao município a propriedade deste equipamento que depois de reformulado vai ficar ao serviço de toda a comunidade, salienta José Manuel Ribeiro.
Segundo a Câmara, as obras incluem a construção de novos balneários e a reformulação integral do recinto desportivo que passará a permitir a prática de diversas modalidades desportivas, designadamente futsal, andebol e basquetebol.