O livro “Ri o Joaquim com cócegas assim”, com textos de Rui Guedes, ilustrações de José A. Nunes e design gráfico de Marco Fidalgo, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Penafiel, na passada sexta-feira.
O autor transpôs a experiência profissional de 14 anos com a Biblioteca Itinerante da Biblioteca Municipal de Penafiel para este livro, onde aborda a diferença de tratamento no seio das comunidades escolares das crianças portadoras de deficiência ou com menor capacidade de interacção, convivência e aprendizagem, diz nota de imprensa da Câmara Municipal.
“Todos os dias, com um lápis e um caderno preto, fui anotando palavras, pontas soltas e situações vividas entre as crianças. Devido à minha experiência profissional, reparei que uma criança com um livro na mão, em qualquer parte da escola, sente-se completamente igual aos outros”, explicou o autor. “O objectivo deste livro é que possamos olhar para o Joaquim, personagem principal, e imaginarmos uma outra criança, seja uma Maria, um José, ou uma Rafaela. Com este livro pretendo que os mais pequenos não olhem para a diferença com olhos de desigualdade mas sim de igualdade”, acrescentou Rui Guedes.
“Nunca tanto se falou da diferença e no direito à diferença, e nunca o mundo foi tão igual como agora. Um mundo globalizado onde todos agem, comem e vestem da mesma maneira, em qualquer ponto do planeta. Esta história analisa e demonstra muito bem esta situação”, defendeu o editor Nuno Higino.
Presente na apresentação, Rodrigo Lopes, vereador com o pelouro da Educação, realçou a simbologia da data. “Estamos perante um livro muito especial e a ser apresentado numa data também ela muito especial. Faz hoje 14 anos que foi lançada a Biblioteca Itinerante da Biblioteca Municipal de Penafiel. Uma Biblioteca que se desloca às escolas. Uma ideia fantástica que tem como único objectivo levar até às nossas crianças mais sabedoria, mais literacia, mais educação e claro mais inclusão social”, disse. “Ao longo destes anos temos feito um grande esforço na colocação de bibliotecas nos diversos centros escolares espalhados pelo concelho. Queremos que estes valores que aqui abordamos sejam incutidos, trabalhados e promovidos junto da nossa comunidade escolar”, sustentou o autarca.
A apresentação do livro “Ri o Joaquim com cócegas assim” contou ainda com uma encenação de Fernando Soares interagindo com as crianças presentes no auditório da biblioteca.