Pedro Teixeira, de Penafiel, e Márcia Almeida, de Valongo, são dois jovens que ficaram nos pódios do “Portugal Hip Hop Dance Championship”, decorrido em Abril, e puderam agora representar o país, entre 5 e 10 de Agosto, no “World Hip Hop Dance Championship”, em Phoenix, nos EUA.
O jovem penafidelense conseguiu garantir a presença nas semi-finais, na categoria Minicrew, alcançando o 19.° lugar em 46 grupos mundiais. Entre os grupos portugueses foi um dos três que chegou a esta etapa do campeonato.
“Foi incrível mesmo! Venho com muita informação e formação para processar nestes próximos dias! Novas visões, novas ideias, novas perspectivas que quero aplicar no meu trabalho”, sublinha, referindo que acabou por aproveitar e fazer o curso de júri internacional do evento.
O grupo da jovem valonguense ficou pelas pré-eliminatórias na categoria Megacrew, referindo que existiram vários contratempos que acabaram por causar “cansaço acumulado” e que condicionaram o desempenho. Um deles foi o facto de não terem conseguido treinar “o suficiente, em comparação aos outros grupos”, porque tinham de se focar nos “inúmeros eventos” que organizaram para angariação de fundos de forma a garantirem a presença no evento.
“Infelizmente, não correu como esperávamos. Para além disso, a competitividade era num nível muito superior a outros anos. Mas a experiência e a aprendizagem foram incríveis”, garante ao Verdadeiro Olhar.
No campeonato nacional, Pedro Teixeira tinha ficado em segundo lugar na categoria Minicrew, com o grupo VW3. Já Márcia Almeida tinha terminado as provas em primeiro na categoria Megacrew, com o grupo RP Nation.
A passagem a este campeonato nos EUA era automática, mas a garantia da presença tinha de ser dada por cada um. Nas academias dos dois dançarinos houve angariação de fundos, com eventos de cariz solidário ligados à dança, rifas, workshops e pedidos de patrocínios, desde Junho, para conseguirem estar presentes.