Marisa Vieira, atleta de Penafiel, foi a melhor portuguesa em prova no Campeonato do Mundo de Trail, disputado este fim-de-semana, em Miranda do Corvo.
A penafidelense, natural de Luzim, que é patrulheira no posto da GNR de Penafiel, completou os 44 quilómetros de prova, envergando as cores da Selecção Nacional, em 04:46:29 horas, ficando em 34.º lugar entre as atletas femininas e na posição 177 da geral. A selecção portuguesa feminina ficou em 10.º lugar por equipas.
Recentemente, a atleta de 37 anos sagrou-se campeã nacional absoluta de estrada no Campeonato Nacional de Estrada das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Marisa Vieira começou a praticar desporto quando ingressou no exército e já conta com outros títulos nacionais, como o de vice-campeã nacional de corta-mato das Forças Armadas e Forças de Segurança, Campeã Nacional de Skyrace, ou o de primeira classificada no Santo Thyrso Ultra Trilhos, 30km, e nos Trilhos do Paleozóico 48km, entre outros.
Recorde-se que, em prova, representando Portugal, estiveram quatro atletas de Paredes e Penafiel.
Além de Marisa Vieira, competiram Bruno Silva e Bruno Sousa, de Paredes, e Paula Barbosa, de Penafiel.
Bruno Silva, de Gandra, Paredes, completou a prova em 04:04:21 e ficou no 52.º lugar da geral e também em masculinos. Bruno Sousa, também de Paredes, foi o 71.º a terminar a prova na vertente masculina e 72.º da geral (04:10:19). Já Paula Barbosa, de Penafiel, ficou na posição 308.º da geral e no lugar 115 entre as atletas femininas (05:35:53).
Na competição, integrada nos Trilhos dos Abutres, participaram mais de 400 atletas de 53 países.