Fotografia: Nocturnos de Paredes

A equipa de corredores Nocturnos de Paredes homenageia este, sábado, numa unidade de restauração de Penafiel, o ex-atleta José Regalo, especialista em corrida de fundo que chegou a competir no União Sport Clube de Paredes e representou o FC Porto, o Benfica, o Sporting e o Maratona Clube de Portugal, entre outros clubes.

Ao Verdadeiro Olhar, Nuno Gomes, do Nocturnos de Paredes, realçou que esta homenagem ao ex-atleta tem como objectivo premiar uma figura que deu muito ao atletismo nacional e que manteve ligações ao concelho de Paredes, numa determinada fase da sua vida.

“O José Regalo não sendo um atleta natural do concelho de Paredes, foi uma pessoa que sempre manteve uma ligação ao concelho e chegou inclusive a competir pelo União Sport Clube de Paredes” disse.

Falando desta iniciativa, Nuno Gomes realçou, também, que é objectivo do grupo replicar estas acções, homenageando outras figuras do atletismo naturais e residentes ao município ou com ligações ao concelho.

Ao Verdadeiro Olhar, Nuno Gomes explicou, também, que o grupo de corredores que se tem notabilizado pela presença em várias competições na região irá constituir-se, ainda este mês, em associação.

“Estamos a tratar de todas as démarches nesse sentido, mas acredito que até ao final do mês sejamos uma associação”, expressou, salientando que os Nocturnos de Paredes são um grupo constituído por 154 atletas, oriundas de diversos concelhos da Região do Vale do Sousa.

“Presentemente, os Nocturnos de Paredes não são um grupo apenas com pessoas de Paredes, temos atletas de Penafiel, Lousada e inclusive de Vizela”, avançou.

Além das provas de estrada, os Nocturnos de Paredes praticam, também, a modalidade de trail, participando no Campeonato Nacional.

Antes do jantar homenagem a José Regalo, o ex-atleta Olímpico irá participar numa conferência, onde irá abordar alguns detalhes da sua vida enquanto atleta profissional, a sua situação actual na Federação Portuguesa de Atletismo, entre outras questões.

José Regalo é natural de Vila Real, especializou na corrida de fundo, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Seul’88. No corta-mato participou várias vezes no Campeonato Mundial e no Europeu, tendo sagrando-se no Europeu duas vezes campeão por equipas.

José Regalo foi, também, recordista nacional de 3000 metros obstáculos.