O município de Lousada foi premiado com o galardão de “Município Amigo do Desporto”, numa cerimónia que decorreu, esta quinta-feira, em Rio Maior, e que contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.
Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Educação da Câmara de Lousada, António Augusto, destacou que esta distinção deve ser encarada como uma responsabilidade e um compromisso de melhoria contínua.
“Cumprimos claramente com os critérios definidos não só nas instalações desportivas, mas também no apoio às colectividades, bem como na promoção do desporto para todos independentemente da idade, género e condição física”, disse.
O autarca enfatizou, também, que este galardão vem premiar o trabalho que a câmara municipal tem feito no concelho em prol do desporto, da promoção da sua prática e da criação de condições que possibilitem aos munícipes usufruir de condições para desenvolverem a sua actividade desportiva.
“A construção do Complexo Desportivo iniciou-se com a construção do Estádio de Hóquei em Campo, inaugurado em Julho de 2003, desde, então, novas valências têm sido acrescentadas: futebol (dois campos sintéticos e dois relvados naturais), atletismo, ténis (seis campos outdoor e três de indoor), ténis de mesa e desportos colectivos de pavilhão (voleibol, basquetebol, futsal, etc.) e residência desportiva”, afirmou, sustentando que o objectivo é que o mesmo possa crescer com novas valência e equipamentos.
“Para tal estão em curso novas aquisições de terrenos, bem como com a renovação das existentes”, frisou, sustentando que, neste momento, está a ser concluída a bancada do estádio de futebol com a construção da zona de bares, camarotes, bilheteiras, instalações sanitárias e outras zonas sociais. “Está ainda em fase de conclusão um novo balneário”, acrescentou.
Refira-se que o Município Amigo do Desporto é um programa de formação, benchmarking e reconhecimento de municípios portugueses na área do desenvolvimento desportivo a nível municipal que pontua os municípios em áreas diversas como a organização, planeamento desportivo e dimensão económica, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica.
São, também, tidos em conta parâmetros como o desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.
Os municípios aderentes participam num grupo que tem diversos benefícios ao longo do ano, pretendendo-se com este sistema promover o reconhecimento público de boas práticas dos municípios na área do desporto.