“Depois do material ser colocado no ecoponto, os senhores da recolha misturam tudo.”
Este é um conceito errado, mas que muitos cidadãos acreditam. Se pensarmos bem, não tem lógica pedir para separar, para no final, voltar a misturar.
Os resíduos provenientes da recolha seletiva de ecopontos ou ecocentros do Vale do Sousa são encaminhados para as Estações de Triagem de Lustosa e Penafiel, possibilitando a respetiva triagem em várias frações (papel/cartão, PET, PEAD, filme plástico, EPS, PVC, aço, alumínio e vidro).
A Estação de Triagem tem como finalidade realizar uma separação mais detalhada e rigorosa destes materiais. Após a triagem manual realizada, os resíduos de embalagens plásticas, de metal e papel/cartão metal são enfardados por tipo de material e encaminhados através das empresas de gestão, para operadores licenciados que procedem à sua reciclagem. O vidro é encaminhado diretamente para uma plataforma de armazenamento de materiais a granel da estação de triagem de Lustosa, não sofrendo qualquer tipo de triagem manual.
Assim, na Ambisousa não só não se misturam os materiais provenientes da recolha seletiva, como se procede a uma separação ainda mais rigorosa para precaver que, os materiais que não foram colocados nos ecopontos certos, sejam agora devidamente encaminhados para reciclagem.
A mudança começa e termina em todos nós. Recicle!