A edição portuguesa da Festa Mundial da Animação decorreu em Lisboa, entre 26 e 29 de Outubro, onde foram entregues três prémios e cinco menções honrosas, no âmbito do Prémio Nacional da Animação.
O filme “Aves Raras”, realizado por alunos da EB Lousada Este – Caíde de Rei, venceu o Prémio Nacional de Animação, na categoria Oficinas.
Recorde-se que este trabalho resulta das Oficinas de Animação, que são realizadas pela Casa Museu de Vilar, numa parceria com a Câmara Municipal de Lousada. As oficinas são dinamizadas pelo realizador Abi Feijó e pretendem desenvolver a criatividade e aprendizagem dos alunos, envolvendo o 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.
“Este prémio, que se vem juntar ao alcançado em 2016 com um filme da Escola Secundária no Cinanima, confirma que a aposta que fizemos nas oficinas de animação foi acertada”, acredita o vereador da Educação, António Augusto Silva.
O filme premiado resulta de um trabalho dos alunos do Curso Vocacional de Artes e Animação (3.º ciclo) do ano lectivo 2016/2017 da EB Lousada Este – Caíde de Rei, bem como dos professores Manuel Jorge Carvalho e Isabel Fonseca.